• Como Funciona?

    Pasta Fosqueante

    A Pasta Fosqueante é uma pasta fosqueante para gravação definitiva de vidros planos ou tridimensionais. É um processo químico subtrativo, ou seja, quimicamente a pasta ataca a superfície do vidro, deixando-o fosco. Permite atingir alta produtividade e uma perfeita repetibilidade da peça gravada.

    O processo de trabalho é muito simples: basta imprimir por serigrafia (adesivo, máscara) o vidro limpo, deixar a pasta atuar por aproximadamente três minutos e lavar o vidro com água para remover o produto. Pronto, o vidro está gravado. Não há necessidade de fornos de secagem ou de cura e o próprio processo de impressão pode ser manual. A pasta fosqueante pode ser utilizado na decoração de espelhos, janelas, lustres, abajures,mesas, móveis, vitrines, divisórias, box de banheiro, copos, jarras, potes, brindes, troféus e em tudo o que nossa criatividade permitir.

    Quando lavarmos o vidro, removeremos a pasta impressa. Ou seja, não existe mais produto na peça gravada, mas somente uma superfície quimicamente atacada. A cor da gravação depende somente da cor do vidro: se o vidro é transparente, a gravação terá uma aparência acinzentada; se verde, esverdeada e assim por diante. Ao contrário do jato do areia, no qual a gravação chega a ser bastante profunda, o ataque com a Pasta Fosqueante é bastante superficial, quase imperceptível ao tato. Isto é um ponto bastante importante, pois reduz a probabilidade de deposição de fungos e gorduras que, com o tempo, deixam os vidros gravados pelo processo de jato de areia escurecidos e com aparência de velhos. A seguir, orientaremos como deve ser o processo correto para a obtenção de vidros fosqueados, com qualidade e alta produtividade.

    Preparação da pasta

    A Pasta Fosqueante já vem pronta para usar. Basta ajustar sua viscosidade.
    Por um princípio reológico, quando a pasta fica armazenada por certo tempo, torna-se bastante viscosa. Se necessário, nos dias frios, aquecê-la previamente em “banho-maria” até 25oC, mantendo o pote fechado. Para diminuir a viscosidade da pasta, mantendo-se o mesmo grau de opacidade. Nunca adicione água ou outro solvente, apenas o Redutor para Pasta Fosqueante para deixar o produto mais fluido, mantendo assim suas propriedades.
    Para a agitação do produto, nunca utilize espátulas de ferro ou vidro, já que o produto irá atacá-las. Sugerimos usar espátulas de plástico rígido ou de aço inoxidável.
    Obs.: Para trabalhos com pincel indicamos o uso do Redutor para Pasta Fosqueante para facilitar o trabalho manual.

    Preparação do vidro

    Para a perfeita gravação do vidro, a peça deve estar seca, totalmente limpa, livre de pó, gordura, oleosidade e de resíduos de outros produtos químicos. Lavar com água e detergente. Em seguida, passar um pano umedecido com vinagre sobre a área que será fosqueada. Evitar a utilização sobre vidros velhos ou instalados há mais de um ano, já que devido à umidade do ambiente.

    Impressão

    Passar a pasta fosqueante nos locais onde quer que o resultado fique fosco. Trabalhar em local ventilado. Caso contrário, utilizar máscaras de proteção contra vapores ácidos.

    Lavagem

    Após a impressão, deixar a pasta atuar por dois a três minutos e depois lavar com água corrente. Se necessário, limpar com o auxílio de uma esponja. Não deixar resíduos da pasta na superfície do vidro. Intervalos de tempos maiores não aumentarão o grau de fosqueamento, apenas prejudicarão a qualidade da imagem gravada, já que poderá aparecer uma sombra ao redor da gravação.

    Cuidados

    Deve-se trabalhar em local ventilado, evitando o contato do produto com a pele, pois a pasta fosqueante contém ácidos.
    É recomendado o uso de luvas e óculos protetores durante o manuseio do produto. Para períodos prolongados de trabalho com a pasta, utilizar máscara protetora para vapores ácidos. Em caso de contato com os olhos, lavar imediatamente com água corrente e procurar um médico.
    Use sua criatividade

    A pasta Fosqueante para impressão por serigrafia permite a obtenção de diversos graus de fosqueamento, podendo ser criado um efeito tridimensional. Para a obtenção desses efeitos, alterar o tecido da matriz. Tecidos com maior número de fios por centímetro (por exemplo 54-70 em vez de 42-80) depositam menos pasta na impressão, causando uma menor opacidade. Use sua criatividade. Após alguns testes, você estará obtendo resultados muito interessantes.
    Fosqueamento em espelho passo a passo